>
Naruto RPGAkatsukiNão é o único, mas simplesmente o melhor!
Arco 10:
RemanescentesAno: 69DG
Hanatarō olha para a vila do topo do prédio do Departamento de Pesquisa. Há dois anos era uma salinha no fim do laboratório geral da vila, agora tinha seu próprio prédio tão alto quanto o próprio escritório do Kazekage. Hanatarō sorri vendo as pessoas andando felizes na nova vila construída graças aos avanços científicos realizados com a inteligência de Takura, sua mentora. Antes, ele só via uma vila pobre, com construções de areia frágeis, com um horizonte desértico, dependendo de outras vilas, inclusive de Konoha, para conseguir sobreviver, mas agora... Sunagakure estava grandiosa novamente e tinha comprado sua independência. As construções ainda tinham porções de areia, mas eram forjadas em metais nobres, em ouro, em prata, criando grandes casas e prédios. As lojas estavam cheias de especiarias únicas, pois o trabalho de encontrar certos ingredientes se tornou muito mais prático desde que a vegetação voltou a florescer nos arredores da vila; onde antes era só deserto agora possuía vielas de relva, florestas, rios e uma fauna cheia de roedores, mamíferos e carnívoros.
Sumário
Mapa
Staff
Discord
Facebook
Contos
Estação: Inverno

Ir em baixo

Ange
Administradora
Ange
Vilarejo Atual
Ícone : Tutorial/Checklist para Iniciantes HKIv36V

Tutorial/Checklist para Iniciantes -


IniciantesTutorial/Checklist

Este post traz aos usuários iniciantes um tutorial/checklist para que o começo de sua jornada dentro do Naruto RPG Akatsuki não seja tão conturbado. As principais regras a serem lidas estarão devidamente linkadas em cada tópico do presente texto, e algumas obrigatoriedades e/ou dicas poderão aparecer em conjunto com elas para que os jogadores sejam quão auxiliados for possível. Vale assinalar desde já que esse começo de jogo depende muito do que cada usuário preferir fazer com seus personagens; pode-se treinar Atributos ou Status, adquirir Qualidades Treináveis ou superar Defeitos Inatos, realizar Missões... enfim, são os próprios jogadores que escolhem!


Tópicos1) Antes de mais nada, o usuário precisa ter uma ficha de personagem para poder jogar. Depois da criação, do processo de avaliação e da aprovação da ficha, a jornada do personagem dentro do Naruto RPG Akatsuki poderá ser iniciada.
Observação: Eu, pessoalmente, aconselho os usuários a lerem o Tutorial/Checklist para a Criação de Novas Fichas; várias informações importantes aparecem no texto, sobretudo na introdução.

2) Depois de o jogador ter uma ficha para seu personagem, alguns tópicos pessoais precisarão ser criados (por ele mesmo) para que ocorram as devidas regularização e manutenção das conquistas do personagem. Apesar de esses tópicos serem OFFgame, são eles que regem o que os jogadores podem ou não considerar para seus personagens dentro do ONgame. É a Listagem de Áreas e Tópicos Pessoais que mais ajudará os jogadores nesse momento.

3) Estando prontos para iniciar a jornada dos personagens dentro do fórum, os jogadores (normalmente) se nortearão pela necessidade de desenvolverem as builds que programaram. Para isso, há diversas possibilidades a serem seguidas, sendo elas baseadas em ganho de pontos de Databook e Status, realização de Missões, compra de Jutsus, treinamento de Qualidades e superação de Defeitos, liberação de novas Naturezas Elementais, aquisição de Estilos de Luta, Kuchiyoses, Especialidades e Profissões, desenvolvimento de Habilidades Secundárias e Habilidades Únicas e avanço de Graduações.
Observação¹: O mais indicado é que a leitura deste tutorial seja feita seguindo a ordem dos temas abordados no texto, visto que ela costuma ser a ordem visada pelos jogadores iniciantes para o desenvolvimento de seus personagens.
Observação²: Nem todas as possibilidades de constituição das builds e/ou outras particularidades dos personagens aparece neste tutorial; a ideia é que os jogadores leiam as regras que lhes interessam de acordo com seus próprios ritmo e tempo, mas, no início, os links apresentados no presente texto são indispensáveis.

    a) Os pontos de Databook são importantes para mostrar o nível de aptidão dos personagens quanto aos atributos (sejam eles primários ou secundários) apresentados pelo Sistema de Databook. Também são eles que ditam a grande maioria maiores requerimentos para a obtenção e o uso de técnicas e habilidades; ou seja, para que elas sejam acessíveis aos personagens, certos atributos devem já ter um mínimo de pontos (lembrando que o total nunca poderá ultrapassar o limite estipulado pelo rank atual do personagem nem quebrar a forma de distribuição escolhida pelo jogador). As várias maneiras de se treinar pontos de Databook estão listadas nos “Modos de Obter” do sistema linkado.
    Observação: Continue lendo para mais informações sobre obtenção e uso de técnicas.

    b) Os pontos de Status definem o máximo de vitalidade (HP) e chakra de cada personagem. Também há uma limitação de pontos a serem obtidos através de formas convencionais para cada rank, mas Qualidades, Especialidades, pontos no atributo “stamina” e pontos extras (advindos de eventos específicos e promoções/Pacotes de AG) têm contadores à parte, visto que não entram nessa limitação. Melhores explicações, formas convencionais de se obter pontos de Status e todo o funcionamento da mecânica podem ser encontrados no Sistema de Status.

    c) As Missões costumam ser o foco dos jogadores iniciantes, muito provavelmente por causa das características da série Naruto. Antes de mais nada, aqueles que pretenderem realizar Missões com seus personagens devem ler atentamente o Sistema de Missões para se inteirarem do funcionamento delas. Depois, para efetivamente realizar uma Missão, os jogadores precisam escolher a forma como o farão: com a supervisão Narradores/Mestres de RPG ou por conta própria. Em ambos os casos, o Sistema de Roleplay (Plotting) servirá como base; a diferença é que, se a supervisão de um Narrador/Mestre de RPG for requisitada, a solicitação da missão deverá ser feita no tópico exclusivo de Solicitações de Missões, e, se o jogador preferir seguir sozinho, a solicitação deverá ser feita no tópico de Solicitações de Solos, seguindo sempre o que o Sistema de Solos estipula.
    Observação¹: As Solos, ao contrário do que o nome pode sugerir, não são obrigatoriamente feitas por somente um jogador; são uma sinalização de que não há acompanhamento/narração de um Narrador/Mestre de RPG a cada rodada das atividades. (Ainda assim, a aprovação dos Narradores/Mestres de RPG ao fim das atividades nunca poderá ser dispensada.)
    Observação²: O Sistema de Roleplay (Plotting) não abrange apenas as Missões; leia-o na íntegra para obter mais informações.

    d) Para a compra de Jutsus, há quatro links principais que os jogadores precisam ter à mão: Database NRPGA (área em que as técnicas disponíveis no fórum ficam listadas, com seus requerimentos devidamente sinalizados), Obtendo & Usando Jutsus (tópico que contém as regras de obtenção e uso de Jutsus, desde requerimentos para cada rank de cada arte ninja a formas de se comprar ou treinar técnicas), Regras Especiais de Jutsus (tópico que traz cada regragem especial de técnicas da database do fórum, de acordo com um balanceamento adequado do que é viável/justo dentro de um RPG) e Regras & Valores (onde os valores de cada rank de técnica ficam tabelados). A compra de Jutsus deve ser feita em OFF, na Gestão da Ficha, e deve levar em consideração os limites de jutsus de cada personagem.

    e) Qualidades e Defeitos são, literalmente, vantagens e desvantagens que os personagens apresentam. Cada um tem suas bonificações e influências exclusivas, mas, ao passo que os Defeitos raramente inviabilizam builds, as Qualidades quase sempre são peças-chave para a constituição das mesmas. Muitas técnicas e habilidades têm determinadas Qualidades como requerimento para aquisição e uso, então se sugere que os jogadores usem o Sistema de Qualidades e Defeitos com atenção e cuidado redobrados!

    f) Quando o assunto são as Naturezas Elementais, a regra que norteia os jogadores é a de Naturezas & Manipulações. Existem algumas diferenças entre personagens sem KGs elemetais, com KGs elementais e com KTs (ou seja, Kekkei Toutas) para que todas as naturezas de afinidade sejam liberadas como primeira, segunda e até terceira naturezas elementais. Porém, quando o assunto é a liberação de naturezas com as quais os personagens não tenham afinidade, pede-se, além de uma quantia mínima de pontos em ninjutsu (no Databook), um treinamento em ONgame também.

    g) Algumas particularidades dos personagens são tão diversificadas que até mesmo precisam de tópicos exclusivos inteiros para serem devidamente listadas e regradas. Pode-se incluir nessa ideia os Estilos de Luta (abordados pelo tópico respectivo), as Kuchiyoses (sendo que a técnica genérica de invocação fica dentro da Database: Kuchiyose e as espécies disponíveis, bem como suas regras específicas, ficam dentro do tópico respectivo), as Especialidades (listadas e explicadas no Sistema de Especialidades Ninja) e as Profissões (trazidas pelo Sistema de Profissão Ninja).
    Observação: No caso das Kuchiyoses, antes de se programar para fazer o pacto entre o personagem e alguma espécie disponível no fórum, o jogador deve se assegurar de que há vagas disponíveis para tal espécie, baseando-se sempre na Lista e Organização de Kuchiyoses.

    h) Outras particularidades, genéricas no quesito “sistema”, mas diferenciadas e muito bem delimitadas no quesito “regra” e na questão de tornar os personagens únicos, são as Habilidades Secundárias (apresentadas por este tópico) e as Habilidades Únicas (contidas neste tópico). Vale lembrar aqui que todas elas também contam com o sistema de vagas, estas que, inclusive, podem ser visualizadas na Lista e Organização de Habilidades Especiais.

    i) As Graduações sinalizam o patamar em que os personagens se encontram em cada momento de sua jornada no fórum. Algumas as particularidades apresentadas pelos textos supracitados exigem graduações mínimas para que os personagens possam adquiri-las, mas, de qualquer forma, é de se imaginar que todos queiram crescer quanto puderem dentro do jogo. As diferenciações entre cada patente e as formas de se chegar às mesmas podem ser encontradas no sistema de Graduações, e para que os personagens upem de patente, os jogadores precisam sempre recorrer às Solicitações de Graduação.

4) Por fim, mas não menos importante, há de se abordar aqui as possibilidades de interações entre os personagens. Tratando-se de um jogo multijogador, o Naruto RPG Akatsuki não apenas permite, como também promove a interação entre seus usuários, ocasionada, sobretudo, no ONgame, através dos personagens. Quase todas as atividades, mesmo aquelas de que este tutorial para iniciantes não trata, podem ser realizadas tanto por um só jogador quanto por todo um grupo de jogadores.
Observação: Para a grande maioria que costuma se interessar logo no início, há um sistema de Times & Senseis, que contém duas mecânicas diferentes: a de “times” (que abrange um sensei e alguns alunos) e a de “mestres e aprendizes” (que abrange apenas um sensei e um aluno).

_______________________

Tutorial/Checklist para Iniciantes Scre1755
Tutorial/Checklist para Iniciantes WcjvPI9Olá, eu sou a Angell.
Vim te trazer alguns conselhos que facilitarão o seu jogo aqui no Naruto RPG Akatsuki:

Admineiros Leia o nosso Sistema de Conduta e mantenha a paz tanto no seu ON quanto no seu OFF.
Admineiros Conheça o Akatsuki Shop!
Admineiros Fique atento às Notícias do nosso fórum!
Admineiros Em caso de dúvidas, visite a área de Dúvidas ou o tópico de Dúvidas Rápidas.
Admineiros Acesse a área de Sugestões para expor as suas ideias e incrementar o jogo de todo mundo!
Admineiros Entre no nosso servidor do Discord e socialize!

Nenhum comentário.



 

Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Layout por @Akeido Skins, @Loola Resources e Naru.