NOVIDADES
Atividades Recentes
A LUZ DAS TREVAS
Arco 02
Ano 25 DG
Primavera
Meses se passaram desde a missão de investigação ao Castelo da Lua, no País do Vento, que culminou na Batalha da Lua Minguante. Soramaru, o cientista responsável pelos experimentos, morreu em combate, assim como outros ninjas do lado da aliança. Após a missão ser bem-sucedida, mas carregando tantas mortes, Karma, o líder da missão, ficou responsável por relatar às nações o máximo de informações sobre a organização por trás dos crimes agora que estava com o selo enfraquecido e com isso ele revelou o verdadeiro nome dela: Bōryokudan. Ainda não tendo como fornecer mais detalhes, pois o selo se manteve, e precisando de mais pistas antes de investir novamente em uma missão, Karma saiu em missão em nome das Quatro Nações para encontrar o paradeiro dos demais membros da organização — e sua primeira desconfiança recaiu sobre Kumo.

O mundo, no entanto, mudou nestes últimos meses. Os Filhos das Nuvens concluíram a missão de extermínio aos antigos ninjas da vila e implementaram um novo sistema político em Kumo ao se proclamarem o Shōgun sobre as ordens não de um pai, mas do Tennō; e assim ela se manteve mais fechada do que nunca. Em Konoha a situação ficou complicada após a morte de Chokorabu ao que parece estar levando a vila ao estado de uma guerra civil envolvendo dois clãs como pivôs. Suna tem visto uma movimentação popular contra a atual liderança da vila após o fracasso em trazer a glória prometida ao país. Já em Kiri a troca de Mizukage e a morte de ninjas importantes desestabilizaram a política interna e externa da vila. E em Iwa cada dia mais a Resistência vai se tornando popular entre os civis que estão cansados demais da fraqueza do poderio militar ninja. Quem está se aproveitando destes pequenos caos parece ser as famílias do submundo, cada vez mais presentes e usando o exílio de inúmeros criminosos para Kayabuki como forma de recrutar um exército cada vez maior.

E distante dos olhares mundanos o líder da Bōryokudan, Gyangu-sama, se incomoda com os passos de Karma.
... clique aqui para saber mais informações
SHION
SHION#7417
Shion é o fundador do RPG Akatsuki, tendo ingressado no projeto em 2010. Em 2015, ele se afastou da administração para focar em marketing e finanças, mas retornou em 2019 para reassumir a liderança da equipe, com foco na gestão de staff, criação de eventos e marketing. Em 2023, Shion encerrou sua participação nos arcos, mas continua trabalhando no desenvolvimento de sistemas e no marketing do RPG. Sua frase inspiradora é "Meu objetivo não é agradar os outros, mas fazer o meu trabalho bem feito", refletindo sua abordagem profissional e comprometimento em manter a qualidade do projeto.
Angell
ANGELL#3815
Angell é jogadora de RPG narrativo desde 2011. Conheceu e se juntou à comunidade do Akatsuki em fevereiro de 2019, e se tornou parte da administração em outubro do mesmo ano. Hoje, é responsável por desenvolver, balancear, adequar e revisar as regras do sistema, equilibrando-as entre a série e o fórum, além de auxiliar na manutenção das demais áreas deste. Fora do Akatsuki, apaixonada por leitura e escrita, apesar de amante da música, é bacharela e licenciada em Letras.
Indra
INDRA#6662
Oblivion é jogador do NRPGA desde 2019, mas é jogador de RPG a mais de dez anos. Começou como narrador em 2019, passando um período fora e voltando em 2020, onde subiu para Moderador, cargo que permaneceu por mais de um ano, ficando responsável principalmente pela Modificação de Inventários, até se tornar Administrador. Fora do RPG, gosta de futebol, escrever histórias e atualmente busca terminar sua faculdade de Contabilidade.
Wolf
Wolf#9564
Wolf é jogador do NRPGA desde fevereiro de 2020, tendo encontrado o fórum por meio de amigos, afastando-se em dezembro do mesmo ano, mas retornando em janeiro de 2022. É jogador de RPG desde 2012, embora seu primeiro fórum tenha sido o Akatsuki. Atua como moderador desde a passagem anterior, se dedicando as funções até se tornar administrador em outubro de 2022. Fora do RPG cursa a faculdade de Direito, quase em sua conclusão, bem como tem grande interesse por futebol, sendo um flamenguista doente.
Mako
gogunnn#6051
Mako é membro do Naruto RPG Akatsuki desde meados de 2012. Seu interesse por um ambiente de diversão e melhorias ao sistema o levou a ser membro da Staff pouco tempo depois. É o responsável pela criação do sistema em vigor desde 2016, tendo trabalhado na manutenção dele até 2021, quando precisou de uma breve pausa por questões pessoais. Dois anos depois, Mako volta ao Naruto RPG Akatsuki como Game Master, retornando a posição de Desenvolvedor de Sistema. E ainda mantém uma carreira como escritor de ficção e editor de livros fora do RPG, além de ser bacharel em psicologia. Seu maior objetivo como GM é criar um ambiente saudável e um jogo cada vez mais divertido para o público.
Akeido
Akeido#1291
Aliquam lacinia ligula nec elit cursus, sit amet maximus libero ultricies. Cras ut ipsum finibus quam fringilla finibus. Etiam quis tellus dolor. Morbi efficitur pulvinar erat quis consectetur. Ut auctor, quam id rutrum lobortis, lorem augue iaculis turpis, nec consectetur enim nisl eu magna. Sed magna dui, sollicitudin quis consequat ac, faucibus sed mauris. Donec eleifend, nisl a eleifend dignissim, ipsum urna viverra leo, sed pulvinar justo ex vitae enim. Donec posuere sollicitudin velit eu vulputate.
Havilliard
Havilliard#3423
Aliquam lacinia ligula nec elit cursus, sit amet maximus libero ultricies. Cras ut ipsum finibus quam fringilla finibus. Etiam quis tellus dolor. Morbi efficitur pulvinar erat quis consectetur. Ut auctor, quam id rutrum lobortis, lorem augue iaculis turpis, nec consectetur enim nisl eu magna. Sed magna dui, sollicitudin quis consequat ac, faucibus sed mauris. Donec eleifend, nisl a eleifend dignissim, ipsum urna viverra leo, sed pulvinar justo ex vitae enim. Donec posuere sollicitudin velit eu vulputate.
HALL DA FAMA
TOP Premiums
Torne-se um Premium!
1º Lugar
Summer
2º Lugar
Folklore
3º Lugar
KEEL LORENZ
1º Lugar
Takashin
2º Lugar
Senju Inazuma
3º Lugar
Starfox
Os membros mais ativos do mês
Angell
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
32 Mensagens - 31%
Starfox
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
23 Mensagens - 22%
Shion
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
10 Mensagens - 10%
Avaliador
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
7 Mensagens - 7%
Oblivion
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
7 Mensagens - 7%
Nan
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
6 Mensagens - 6%
Raves
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
6 Mensagens - 6%
Zero
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
5 Mensagens - 5%
Senju Inazuma
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
4 Mensagens - 4%
Inoue
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
3 Mensagens - 3%

Os membros mais ativos da semana
Angell
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
68 Mensagens - 33%
Starfox
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
48 Mensagens - 23%
Shion
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
17 Mensagens - 8%
Nan
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
13 Mensagens - 6%
Inoue
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
12 Mensagens - 6%
Senju Inazuma
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
11 Mensagens - 5%
Aoba
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
10 Mensagens - 5%
Oblivion
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
10 Mensagens - 5%
Raves
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
9 Mensagens - 4%
Zero
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_lcap[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Voting_bar[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila Vote_rcap 
7 Mensagens - 3%


Doroy
Genin
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila CjdvaXH
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila CjdvaXH
Hatake Stray

Amadou: O ferreiro da vila

HP: 275/275| CH: 275/275| ST: 0/4

Missão Rank D

J
á haviam se passado dias que eu não saía de casa desde minha última missão, a ferida em meu rosto já havia cicatrizado considervelmente e eu agora passava a maior parte do meu tempo em frente ao espelho, encarando a marca do fracasso que agora me seguiria pelo resto da vida.

Estava com raiva, mas mais do que isso, estava decepcionado por ter fracassado assim. Não era como se eu me importasse com a missão ou nada assim, mas eu vivi minha vida até agora sem nenhum caminho para seguir, e agora que eu trabalhava como ninja, talvez esse se tornasse meu caminho, mas, no momento em que saí de minha zona de conforto, isso me aconteceu.

Pensei que talvez eu não tivesse nascido para isso. Talvez meu destino fosse viver a vida que eu vivia agora, somente levando encomendas e procurando garotos idiotas que fugiam das aulas da academia.

Maturei nessas ideias por um tempo, tempo o suficiente para eu decidir que precisava tomar um ar fresco, faziam dias que eu não saía de casa. E sendo assim, me arrumei e andei até a porta.

Quando a abri, de imediato reparei no grande número de cartas que haviam perto da porta. Em um primeiro momento fiquei confuso, mas logo a matemática bateu e percebi que provavelmente se tratavam de missões para mim. Sendo assim, andei até elas e as examinei.

A maioria era de rank D, e algumas poucas era de rank C. Ao ver essas, instintivamente lembrava-me da sensação do sangue escorrendo em meu rosto, então, amassava-as com raiva e as jogava na lixeira próxima. Fiz isso com todas, até que em minha mão sobrou somente um punhado de missões de rank D.

Ainda me martirizando pelo ocorrido, decidi escolher as duas que me pareciam mais simples.

Missão Rank D
Um senhor de idade está querendo fazer um tour pela vila. sua missão é escoltá-lo pelo percurso e agir como seu guia turístico.
Missão rank D
Um dos ferreiros da vila está precisando de ajuda para montar uma importante peça e pede por um ajudante. Sua missão é ir até sua oficina e auxiliá-lo na confecção do item.

Esse era o conteúdo escrito nas cartas que escolhi. Um pouco mais abaixo havia uma descrição dos locais em que eu deveria ir para dar início a cada uma das missões, e sendo assim, me dirigi primeiramente à casa do senhor que queria fazer um tour pela vila.

Comecei a andar e, conforme me aproximava do destino, cada vez mais aquele percurso me parecia familiar. Aos poucos eu começava a me convencer de onde eu conhecia aquilo, mas essa ideia não me foi confirmada até que eu chegasse no lugar em questão.

Se tratava de uma casa térrea, simples, sem nada por lá, e nesse momento eu já achava ter certeza de que lugar aquele se tratava.

Me aproximei então da porta e bati nela 3 vezes. Escutei o barulho de passos vindo de dentro sobre o piso de madeira e então a porta se abriu, dando passagem a um rosto familiar:

[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila D879634e5602ef204765c606f902befb

Se tratava do senhor que havia pedido que fosse feita uma entrega, e claro, eu fui o designado a fazê-la.

- Olá, jovem. - Ele disse, não parecia ter me reconhecido a primeira vista.
- Eae - Respondi.

Por um milésimo de segundo, pude notar seu olhar se voltando para a parte mais chamativa de meu rosto, claro, minha cicatriz. Mesmo assim, seu olhar se desviou na mesma velocidade e ele voltou a me olhar nos olhos:

- Você é quem vai me acompanhar? - Perguntou abrindo a porta agora totalmente.
- Sim.
- Ótimo, estava ansioso para dar uma volta.

Ele então atravessou a porta e a fechou, já tomando a dianteira e descendo a pequena escadaria que levava até a porta da frente. Eu, claro, o acompanhei com o passo apressado até caminhar lado a lado com ele.

O tour, começou normalmente, ele queria ir para alguns lugares e eu, claro, o acompanhava. Achei curioso o fato de ele ter uma casa aqui, e também, sempre que queria visitar algum lugar, o chamava pelo nome, denotando algum conhecimento pelo local. Ele aparentemente morava aqui, então, qual a necessidade dessa missão?

- Ei, velhote, vem cá, se você mora aqui, por que precisa de mim para fazer um tour?

O senhor parou de olhar para as paisagens e me fitou, ajeitando os óculos e me dando um sorriso tímido.

- Haha! Você é um garoto bem perspicaz... Qual o seu nome mesmo?

Olhei-o com um olhar agora bastante desconfiado, mas ainda assim, respondi sua pergunta:

- Stray... Hatake Stray... Não é a primeira vez que te vejo, naquele dia você pediu pra eu fazer uma encomenda de noite e eu fui atacado... Não vou mentir, você é um pouco suspeito.

O homem ficou com um olhar claramente confuso, colocou a mão no queixo e olhou para baixo, como se estivesse ponderando algo:

- Entrega?... De noite?... AH! Me lembro agora de você. Você foi atacado?
- Sim, velhote, era uma garota com cabelo branco e uma espada, ela tentou me matar, sabia? O que era que eu estava transportando?

A face do homem agora perdeu o sorriso, ele agora parecia mais preocupado do que qualquer coisa.

- Uma espada? Não me diga que... Essa cicatriz?... -
- Não... Não foi ela, eu consegui imobilizá-la antes que ela fizesse algo. Isso aqui... - Apontei para a cicatriz no lado esquerdo do meu rosto. - Aconteceu bem depois, mas isso não importa, o que você levava naquele pacote? -

O homem elevou o olhar para o céu e deu mais um sorriso, antes de voltar a me fitar com um olhar apaziguador.

- Isso eu não posso responder, mas não precisa se preocupar, não te envolverei mais nisso. Prazer, me chamo Amadou.

Eu poderia ter insistido para conseguir informações, alguns poderiam até dizer que eu deveria ter feito isso, mas não estava com saco pra tal, sendo assim, aceitei sua meia resposta e continuei com o tour.

Amadou não era tão irritante quanto eu pensei que ele seria, e olhe que, eu costumo achar todo mundo irritante. Ele não falava muito, somente quando era pertinente, e ao mesmo tempo, quando falava, conseguia ser simpático e direto ao mesmo tempo, sem exageros.

Algo nele me fazia me abrir mais. Quando menos esperava, estávamos conversando, coisa que eu não costumava fazer. Claro, eu ainda falava como falaria normalmente, mas era raro alguém me cativar a jogar papo fora, aquilo sequer parecia mais uma missão, e talvez isso tudo fosse o efeito de ter ficado trancado em casa por tantos dias, acho que eu precisava daquilo.

Algumas horas se passaram e Amadou disse:

- Bom... A viagem foi legal, o papo também, mas acho que podemos finalizar. Pode me acompanhar até a minha oficina?
- Oficina? - Perguntei.
- Sim, eu sou um ferreiro daqui da vila, logo mais um ninja deve estar chegando.

Lembrei-me instantaneamente de minha segunda missão e retirei a carta do bolso, mostrando-a para ele.

- É sério isso? Você tá me seguindo ou o que?

Madou pareceu realmente perplexo com a revelação, até mesmo ajeitou os óculos para ler o conteúdo da carta mais claramente.

- Haha... Por essa eu não estava esperando... Bom, nesse caso, fica até mais fácil. Vamos direto para minha oficina para eu trabalhar e você poder ir para casa.

E então, eu e Amadou seguimos o caminho até sua oficina. O percurso demorou em média 15 minutos, e quando chegamos lá, me deparei com um uma pequena oficina, sem muros, somente algumas vigas sustentando um teto e um letreiro que dizia "Amadou". Não achei o nome tão criativo, mas se tratando de mim, eu provavelmente não teria paciência para me preocupar com isso também.

Amadou tirou uma chave do bolso e a usou para abrir o portão da pequena mureta que separava a oficina do resto da rua, empurrando-a e fazendo um sinal para que eu entrasse. Entrei na sua frente e logo em seguida ele me acompanhou.

Debaixo do teto havia diversos equipamentos e ferramentas que eu não conhecia. Achei levemente curioso, e observava-os distraído por alguns instantes quando senti um toque em meu braço esquerdo: Era Amadou me oferecendo um avental e óculos de segurança.

- Sério, velhote? Que brega. -
- Brega ou não, eles vão servir para nos proteger. Vamos, temos trabalho a fazer. -
- Que seja... - Concluí pegando os equipamentos e já os vestindo.

Amadou começou andando de um lado para o outro recolhendo materiais e me pedindo para apanhar alguns outros. Depois que tudo estava pronto, ele me dava instruções do que deveria fazer com algumas máquinas enquanto parecia monitorar o estado dos materiais. Era um processo bem robótico e eu não fazia a mínima ideia do que estava fazendo, somente seguia extamente o que ele me dizia para fazer.

Esse processo todo durou algumas horas, e por mais que tivesse sido longo, parte de mim ficava um pouco fascinada de ver os resultados de nossos trabalhos. Escudos, lâminas, ferramentas. Achei muito interessante acompanhar cada um desses objetos tomando forma, e Amadou devia ter notado meu envolvimento no trabalho quando disse:

- Você parece ter gostado, posso te ensinar algum dia?

Fiquei um pouco envergonhado de ele ter me visto animado pelo seu trabalho, e sendo assim, respondi acidamente.

- Hmpf! Como se eu fosse me interessar por algo assim...

- Haha... Seus olhos não mentem, garoto, você tem o olhar de um ferreiro.

Não respondi nada, e vendo que esse era o caso, Amadou continuou:

- Nós temos um importante trabalho, podemos criar ferramentas que podem tanto ferir quanto salvar, podemos criar coisas que ajudem os outros, ou que façam o contrário, e eu posso te ensinar tudo isso algum dia, só não hoje, tenho algumas coisas para resolver... E... - Amadou terminou de dar a última martelada em uma barra de ferro e a ergueu no ar, revelando uma belíssima espada. - Essa é a última. Seu trabalho por aqui está feito, Garoto.

Saí de perto da bancada e retirei os óculos. Olhava fixamente para Amadou, que estava distraído observando sua recém criada espada. Em seguida, ele notou que eu o encarava, e seu olhar também se voltou para mim.

- Pois não? - Ele perguntou.
- Achar mesmo que eu posso aprender isso? - Perguntei com ar tímido.

Amadou deu um sorriso generoso para mim e disse:

- Claro! Eu não queria falar nada para não forçar a barra, mas tem os olhos e mãos de um ferreiro. É um caminho interessante, e eu juro que posso te mostrar algum dia se quiser.

"Caminho", ele disse. Talvez eu ainda tivesse a chance de encontrar algum.

Minha mão seguiu instintivamente para minha cicatriz, e minha mente diretamente para o passado. Era tão difícil eu gostar de algo, na verdade, acho que nunca senti uma afinidade real com nada, mas se eu me senti assim aquele dia, talvez isso quisesse dizer alguma coisa.

Retirei meu avental e o coloquei também na bancada, antes de estender o punho para Amadou e o olhar com o olhar firme nos olhos.

- Eu aceito! Bate aqui. -

Amadou pareceu um pouco perplexo a princípio, mas seu típico sorriso logo voltou ao rosto e ele tocou meu punho.

- Nos vemos depois. - Concluí com um aceno de cabeça antes  de me virar e começar a andar para fora da oficina.

Apesar de simpático e sorridente, Amadou parecia ter sempre uma espécie de cansaço misturado às suas expressões. Ele tinha o olhar de alguém que vivera muito e fizera muitas coisas, isso eu podia dizer, mas por mais que tivesse pensado nisso naquele dia, esse seria assunto para um próximo encontro.


Aparência:
Bolsa de equipamentos:
Considerações:





_______________________

Ficha - Banco - G.F - C.H
Doroy
Ficha de Personagem : https://www.narutorpgakatsuki.net/t75616-fp-hatake-stray
Gestão de Fichas : https://www.narutorpgakatsuki.net/t75635-gf-hatake-stray#593193
Luma
Genin
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila 13124db328b57c55e994ba33ef7cd62b
[2 Rank D] Amadou: O Ferreiro da Vila 13124db328b57c55e994ba33ef7cd62b
Situação: Aprovado
Considerações: Gostei do véi -q
Foi uma boa leitura apesar de longa -q, deu para entender bastante do personagem. Além de, é claro, desenvolver satisfatoriamente o objetivo proposto. Ademais, meus parabéns ^^
Recompensas: 2+ Missões Rank D, +30.000 RY
Luma
Ficha de Personagem : https://www.narutorpgakatsuki.net/t80819-fp-gure-iburi#649621
Gestão de Fichas : http://narutorpgakatsuki.net
Design visual (Estrutura, Imagens e Vídeos) por Dorian Havilliard. Códigos por Akeido